(2016) Trabalho de Conclusão de Curso: Aplicação de Reajuste Abusivo por faixa etária aos 59 anos de idade em Plano De Saúde, Incidência do Estatuto do Idoso

Aplicação de Reajuste Abusivo por faixa etária aos 59 anos de idade em Plano De Saúde, Incidência do Estatuto do Idoso.

 

O presente estudo tem por objetivo analisar a prática abusiva das Operadoras de Plano de Assistência à Saúde na aplicação de reajuste por faixa etária aos 59 anos de idade ou mais de seus beneficiários, valendo-se para tanto do entendimento do sistema regulatório de saúde no Brasil, a sua evolução e a criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, juntamente com o Estatuto do Idoso, o posicionamento dos Tribunais acerca da aplicação de reajustes abusivos na última faixa etária dos contratos de plano de saúde (59 anos ou mais) e o desrespeito ao Princípio da Não Discriminação.

Diante da impossibilidade de reajuste aos idosos, as Operadoras desenvolveram nova tática visando burlar o Estatuto do Idoso. Assim, passaram a impor pesados reajustes por ocasião do aniversário de 59 anos de seus beneficiários.

Desta forma, embora não estejam atingindo diretamente o Estatuto do Idoso, os efeitos maléficos são os mesmos, vez que oneram excessivamente os consumidores, fazendo-os, por muitas vezes desistirem de continuar com o plano de saúde no momento em que mais precisam.

Por fim, a proposta a seguir visa abarcar a prática abusiva dessas Operadoras, com total afronta ao Princípio da Não Discriminação, bem como as demandas propostas pelos consumidores objetivando afastar o reajuste exorbitante e a posição dos Tribunais frente a estas questões.

Veja documento completo: PDF

Trabalho cientifico elaborado por Bruno Peçanha, Advogado Especialista em Direito da Saúde, no ano de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *