Pesquisas realizadas pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) mostra que houve uma redução de 21,5% no número de cirurgias de retirada da próstata por câncer devido à pandemia, em comparação ao ano de 2019-2020.
Além da queda das cirurgias, houve também queda de internação, exames preventivos, e consultas urológicas.
Os médicos ressaltam a importância do acompanhamento de rotina, quanto mais tardio você é diagnosticado, maiores problemas e riscos futuros à saúde deste indivíduo, visto que o câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, e a mortalidade para a doença aumentou 10% em cinco anos.
É recomendado que se façam exames de PSA e toque retal a partir dos 50 anos. Nos indivíduos com parentes próximos que tiveram a doença mais jovens, os exames podem ser realizados um pouco antes.
Procure o seu médico urologista e faça os seus exames e consultas de rotina. Cuidem-se! Tratamentos preventivos salvam vidas.
O escritório Bruno Peçanha tem atuação especializada em Direito da Saúde, com experiência na defesa judicial e extrajudicial dos interesses de pessoas físicas ou jurídicas junto aos Planos de Saúde.