Na data de hoje é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, a data reforça a importância do diagnóstico da doença que atinge principalmente pessoas entre 18 e 55 anos, segundo o Ministério da Saúde.
:: Sobre a esclerose múltipla ::
Doença neurológica autoimune que compromete o sistema nervoso central e pode levar a alterações na visão, no equilíbrio e na capacidade muscular.
Os sintomas mais comuns são perda visual, diminuição ou perda de movimentos dos membros, sensação de dormência ou formigamento, disfunções da coordenação e do equilíbrio, inflamação da medula espinhal, além de alterações cognitivas e comportamentais.
A importância do diagnóstico precoce é iniciar os tratamentos necessários, impedindo o desenvolvimento de sequelas, trazendo benefícios e qualidade de vida ao paciente.
Os ministério de saúde alerta, caso sintomas neurológicos se manifestarem e persistirem por dias e que não tenham uma causa definida, como alterações da visão, da sensibilidade e dos movimentos do corpo, deve-se procurar ajuda médica imediatamente.
Cuide-se! Previna-se!