No dia mundial de combate à tuberculose, especialistas alertam para sintomas da tuberculose em meio à pandemia

A prevenção de doenças respiratórias tem ganhado destaque por conta da pandemia do novo coronavírus.

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado hoje (24 de março), especialistas ressaltam para os cuidados de prevenção e lembram que apesar dos sintomas semelhantes aos da covid-19, a tuberculose é considerada, há algum tempo, um problema de saúde pública.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença).

Tratamento da tuberculose:

O tratamento da tuberculose é feito com medicamentos e dura, no mínimo, seis meses. É gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO). Além da construção do vínculo entre profissional de saúde e a pessoa com tuberculose, o TDO inclui a observação da ingestão dos medicamentos pelo paciente, sob a observação de um profissional de saúde ou outros profissionais capacitados.

Prevenção e controle da tuberculose:

A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

Ainda como medida preventiva, é necessário avaliar familiares e outros contatos do paciente para que não desenvolvam a forma ativa da tuberculose.

Nesta data a Secretaria da Saúde (SES) lançou uma nota técnica com a finalidade de orientar gestores municipais e profissionais de saúde, reforçando a importância do Tratamento Diretamente Observado (TDO) para garantir a cura dos pacientes portadores da doença.

Cuide-se, Previna-se! Procure ajuda de um profissional médico para realização do tratamento adequado!

Fonte da notícia: Estado

Qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe jurídica especializada para que possamos lhe auxiliar.


O escritório Bruno Peçanha tem atuação especializada em Direito da Saúde e Direito Médico, com experiência na defesa judicial e extrajudicial dos interesses de pessoas físicas ou jurídicas junto aos Planos de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *