A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou na tarde desta quinta-feira (26/5), o reajuste de 15,5% para os planos de saúde individuais e familiares. É o maior percentual de reajuste já aprovado pela agência. O maior até então havia sido de 13,57%, em 2016.
O reajuste será concedido em uma única parcela, com cobrança retroativa. Este índice é aplicado para aos contratos individuais e familiares com aniversário no período de maio de 2022 a abril de 2023, contratados a partir de janeiro de 1999 ou que foram adaptados à nova legislação (Lei nº 9.656/98).
A ANS ressaltou que o reajuste foi motivado pelo aumento nos gastos assistenciais dos planos individuais no ano passado, em comparação a 2020, principalmente nos custos dos serviços.
O reajuste só será aplicado para os planos individuais e familiares. Nos planos de saúde coletivos e empresariais, as operadoras têm liberdade para determinar os preços e reajustes, sem precisar de autorização da ANS.
Caso você receba uma cobrança superior a 15,5%, a ANS orienta que o consumidor ligue para a operadora para pedir esclarecimentos. Caso o problema não seja solucionado pela empresa, a orientação é que o consumidor entre em contato com a ANS pelos telefones 0800 701 9656 e 0800 021 2105 (para pessoas com deficiência auditiva).
Não sendo fornecida a informação adequada e estando o percentual fixado estipulado em valor desarrazoado, o consumidor deve buscar orientação de um advogado especialista em direito à saúde.
Atuação e Serviços | Blog | Atuação e Serviços | Blog | Consumidor pode pedir revisão do reajuste aplicado no Plano de Saúde | Liminar contra o plano de saúde | Planos de saúde são obrigados a mostrar dados sobre reajustes anuais |
Nosso escritório tem atuação especializada em Direito da Saúde, com experiência em defesa judicial e extrajudicial dos interesses de pessoas físicas ou jurídicas junto aos Planos de Saúde.