Embora a maioria das mulheres recorra à cirurgia de aumento mamário, há muitas mulheres que reduzem o volume das mamas por razões de saúde e até psicológicas.
A gigantomastia é o termo utilizado para definir as hipertrofias mamárias gigantes, que ultrapassam os volumes convencionais. Muitas vezes, o excesso de mamas é um problema grave que afeta o dia a dia das mulheres e, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), estudos comprovam que, após aos 35 anos, as pacientes podem até desenvolver sérios problemas na coluna.
Quando a paciente passa a desenvolver problemas de saúde em decorrência do peso das mamas, muitos médicos optam por realizar o tratamento através de cirurgia para redução do volume. Entretanto, ao fazer a solicitação para o fornecimento da cirurgia, é comum a paciente se deparar com a negativa do plano de saúde, decisão considerada abusiva pelo Poder Judiciário.
Pretendemos com este artigo lhe apresentar um entendimento sobre os direitos das pacientes que se encontram nessas condições clínicas, o que faremos utilizando como exemplo a história de Luisa, conveniada ao plano de Saúde “Mais Vida”. Veja o que aconteceu com ela (história e personagens fictícios).
Luisa, apresentando fortes dores na coluna e dificuldade para realização das atividades do seu dia a dia, procurou auxilio médico para investigar qual o tratamento necessário, ocasião em que foi verificado que a causa das dores era em decorrência do volume gigante das suas mamas, recebendo como diagnostico a Gigantomastia.
De posse do diagnóstico, Luisa procurou ajuda com um médico ortopedista, o qual lhe indicou a realização de cirurgia para redução das mamas, haja vista que o peso pelo volume das mamas começaram a refletir em sérios problemas de saúde, sendo o principal, problema de coluna.
Como a condição financeira de Luisa não lhe permite arcar com os custos da cirurgia, procurou o plano de saúde no qual é conveniada, “Mais Vida”, para verificar a possibilidade do fornecimento do tratamento, o qual lhe apresentou negativa sob alegação de que por se tratar de procedimento estético o plano de saúde não está obrigado a fornecer o procedimento cirúrgico.
Luisa questionou dizendo que era uma prescrição médica, entretanto, a negativa persistiu.
Inconformada, Luisa procura um advogado especializado em Direito da Saúde, a fim de verificar se há a possibilidade de realizar a cirurgia para redução das mamas através da justiça.
Observe o mais importante, a cirurgia para redução das mamas foi indicada pelo médico que acompanha Luisa como sendo o tratamento adequado para a manutenção de sua saúde, haja vista que em razão do tamanho de suas mamas, Luisa começou a apresentar problemas de saúde, sendo o mais grave, problema de coluna.
Para eliminar qualquer dúvida a respeito, a Justiça já decidiu que havendo expressa indicação médica neste sentido, não se configura cirurgia de estética a cirurgia para redução de mamas gigantes em casos em que a indicação médica é para prevenir problemas de saúde para a paciente.
Caso você, algum familiar ou conhecida esteja nessas condições clínicas, como Luisa, e o médico tenha indicado a cirurgia para redução de mamas, sobrevindo a negativa do plano de saúde no fornecimento do tratamento, busque ajuda de um advogado especialista em direito da saúde para que através da Justiça seja garantido e respeitado este direito.
Atuação e Serviços | Blog | Liminar contra o plano de saúde: negativa de cirurgia | Paciente com gigantomastia tem direito de realizar cirurgia para redução de mamas pelo plano de saúde | Mamas Tuberosas : O plano de saúde pode negar autorização de cirurgia? | Paciente terá cirurgia bariátrica custeada pelo plano de saúde
Nosso escritório tem atuação especializada em Direito da Saúde e Direito Médico, com experiência na defesa judicial e extrajudicial dos interesses de pessoas físicas ou jurídicas junto aos Planos de Saúde.
Eu estou com muitas dores na coluna meio seio e enorme meu sutiã e 50 e eu sou magra e baixa nao suporto mais as dores nas costas ombro tem vezes que chego a chorar de dor . E meu plano.nao quer cobrir a gigantomastia oqur eu faco pedeco ajuda
Olá Ariele, boa tarde.
Obrigado pela mensagem.
De início é necessário que avalie junto ao seu médico se o tratamento recomendado para o seu caso é a cirurgia de redução das mamas. Caso seja, submeta o pedido ao plano de saúde para autorização.
Caso tenha percorrido todo esse caminho e não tenha recebido resultado positivo, necessário consultar um advogado para juntos analisem os documentos e informações, a fim de avaliar se a solução pode ser alcançada com processo judicial.
Nossa equipe permanece à disposição.
Atenciosamente,
Bruno Peçanha
Artigo interessante e informativo! Caso alguém queira complementar esta leitura e saber um pouco mais sobre o assunto: https://planodesaude.net.br/blog/reducao-de-mama-pelo-plano-de-saude/
Eu sofro muito com dores na coluna e nos ombros. Uso tamanho 56 de sutiã e tenho apenas 1,54 de altura, peso apenas 65 kg. Estou na fila do SUS para redução há mais de um ano, e não recebi retorno algum. Tenho plano médico da Paraná clínicas, com qual especialidade médica devo me consultar para saber se consigo fazer a cirurgia pelo plano???
Olá Juliana, boa tarde
Iremos encaminhar um e-mail com alguns esclarecimentos pertinentes à sua dúvida!
Atenciosamente,
Equipe Bruno Peçanha Advocacia Especializada em Saúde!
Amei seu blog 🙂 Parabéns!!!
Eu tenho essa mesma história que foi contada,e.preciso o mais rápido possível da redução, porém não tenho condições de pagar um advogado. Como posso proceder em relação a isso ?
Olá Maria!
Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo seu contato. Estamos a disposição para atendê-la e melhor auxiliá-la nesta questão.
Sendo assim, você pode entrar em contato conosco através do telefone (11)98365-0312, ou através do nosso WhatsApp. Em nossa página da inicial você encontrará o ícone do WhastsApp que irá direcioná-la para uma conversa automaticamente.
Atenciosamente,
Equipe Bruno Peçanha Advocacia Especializada em Saúde.
Olá meu nome é Fabiana eu tenho gigantomastia minha mastologista me indicou a cirurgia eu sinto muitas dores na coluna tenho hérnia de disco na lombar, desvio na coluna, sinto queimar minha coluna, meu ombro fica com marcar do sutiã, é muito difícil de encontrar sutiã que se encaixe em mim uso tamanho 50. Pois bem passei a solicitação para o convênio e eles estão dizendo que é estético.
Olá Fabiana,
Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo seu contato. Estamos a disposição para atendê-la e melhor auxiliá-la nesta questão.
Nosso time jurídico lhe enviou um e-mail, esclarecendo todas as suas dúvidas.
Atenciosamente,
Equipe Bruno Peçanha Advocacia Especializada em Saúde.
Parabéns por essa matéria, em ajudar a quem precisa com informações importantes. Eu tenho a mama gigante, tive atendimento no SUS mas depois da pandemia não tive retorno. Tenho plano de saúde e queria saber melhor por onde eu começo para conseguir pelo plano.
Olá Natália, como vai?
Para melhor esclarecimento nosso setor jurídico te encaminhou um e-mail com os esclarecimentos e auxílio de seu caso.
Por gentileza, caso tenha interesse entre em contato e agende uma consulta para que possamos melhor auxiliá-la.
Atenciosamente,
Equipe Bruno Peçanha Advocacia Especializada em Saúde.
O seu post me ajudou a buscar ajuda. E quando precisei de um direcionamento o Dr Bruno prontamente me auxiliou. São pessoas como você que fazem a diferença na vida das pessoas. Obrigada!
Olá Gabryella,
Ficamos honrados e muito agradecidos com o seu comentário.
Estaremos, desde já, à sua disposição para auxiliá-la no que se fizer necessário.
Conte conosco,
Abs,.
Equipe Equipe Bruno Peçanha Advocacia Especializada em Saúde.