Paciente com gigantomastia tem direito de realizar cirurgia para redução de mamas pelo plano de saúde

Cirurgia para redução de mamas pelo plano de saúde

Embora a maioria das mulheres recorra à cirurgia de aumento mamário, há muitas mulheres que reduzem o volume das mamas por razões de saúde e até psicológicas.

A gigantomastia é o termo utilizado para definir as hipertrofias mamárias gigantes, que ultrapassam os volumes convencionais. Muitas vezes, o excesso de mamas é um problema grave que afeta o dia a dia das mulheres e, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), estudos comprovam que, após aos 35 anos, as pacientes podem até desenvolver sérios problemas na coluna.

Quando a paciente passa a desenvolver problemas de saúde em decorrência do peso das mamas, muitos médicos optam por realizar o tratamento através de cirurgia para redução do volume. Entretanto, ao fazer a solicitação para o fornecimento da cirurgia, é comum a paciente se deparar com a negativa do plano de saúde, decisão considerada abusiva pelo Poder Judiciário.

Pretendemos com este artigo lhe apresentar um entendimento sobre os direitos das pacientes que se encontram nessas condições clínicas, o que faremos utilizando como exemplo a história de Luisa, conveniada ao plano de Saúde “Mais Vida”. Veja o que aconteceu com ela (história e personagens fictícios).

Luisa, apresentando fortes dores na coluna e dificuldade para realização das atividades do seu dia a dia, procurou auxilio médico para investigar qual o tratamento necessário, ocasião em que foi verificado que a causa das dores era em decorrência do volume gigante das suas mamas, recebendo como diagnostico a Gigantomastia.

De posse do diagnóstico, Luisa procurou ajuda com um médico ortopedista, o qual lhe indicou a realização de cirurgia para redução das mamas, haja vista que o peso pelo volume das mamas começaram a refletir em sérios problemas de saúde, sendo o principal, problema de coluna.

Como a condição financeira de Luisa não lhe permite arcar com os custos da cirurgia, procurou o plano de saúde no qual é conveniada, “Mais Vida”, para verificar a possibilidade do fornecimento do tratamento, o qual lhe apresentou negativa sob alegação de que por se tratar de procedimento estético o plano de saúde não está obrigado a fornecer o procedimento cirúrgico.

Luisa questionou dizendo que era uma prescrição médica, entretanto, a negativa persistiu.

Inconformada, Luisa procura um advogado especializado em Direito da Saúde, a fim de verificar se há a possibilidade de realizar a cirurgia para redução das mamas através da justiça.

Observe o mais importante, a cirurgia para redução das mamas foi indicada pelo médico que acompanha Luisa como sendo o tratamento adequado para a manutenção de sua saúde, haja vista que em razão do tamanho de suas mamas, Luisa começou a apresentar problemas de saúde, sendo o mais grave, problema de coluna.

Para eliminar qualquer dúvida a respeito, a Justiça já decidiu que havendo expressa indicação médica neste sentido, não se configura cirurgia de estética a cirurgia para redução de mamas gigantes em casos em que a indicação médica é para prevenir problemas de saúde para a paciente.

Caso você, algum familiar ou conhecida esteja nessas condições clínicas, como Luisa, e o médico tenha indicado a cirurgia para redução de mamas, sobrevindo a negativa do plano de saúde no fornecimento do tratamento, busque ajuda de um advogado especialista em direito da saúde para que através da Justiça seja garantido e respeitado este direito.

Atuação e Serviços | Blog  | Liminar contra o plano de saúde: negativa de cirurgia | Paciente com gigantomastia tem direito de realizar cirurgia para redução de mamas pelo plano de saúde | Mamas Tuberosas : O plano de saúde pode negar autorização de cirurgia?Paciente terá cirurgia bariátrica custeada pelo plano de saúde


Nosso escritório tem atuação especializada em Direito da Saúde e Direito Médico, com experiência na defesa judicial e extrajudicial dos interesses de pessoas físicas ou jurídicas junto aos Planos de Saúde.

14 Replies to “Paciente com gigantomastia tem direito de realizar cirurgia para redução de mamas pelo plano de saúde”

  1. Eu estou com muitas dores na coluna meio seio e enorme meu sutiã e 50 e eu sou magra e baixa nao suporto mais as dores nas costas ombro tem vezes que chego a chorar de dor . E meu plano.nao quer cobrir a gigantomastia oqur eu faco pedeco ajuda

    1. Olá Ariele, boa tarde.

      Obrigado pela mensagem.

      De início é necessário que avalie junto ao seu médico se o tratamento recomendado para o seu caso é a cirurgia de redução das mamas. Caso seja, submeta o pedido ao plano de saúde para autorização.

      Caso tenha percorrido todo esse caminho e não tenha recebido resultado positivo, necessário consultar um advogado para juntos analisem os documentos e informações, a fim de avaliar se a solução pode ser alcançada com processo judicial.

      Nossa equipe permanece à disposição.

      Atenciosamente,
      Bruno Peçanha

  2. Eu sofro muito com dores na coluna e nos ombros. Uso tamanho 56 de sutiã e tenho apenas 1,54 de altura, peso apenas 65 kg. Estou na fila do SUS para redução há mais de um ano, e não recebi retorno algum. Tenho plano médico da Paraná clínicas, com qual especialidade médica devo me consultar para saber se consigo fazer a cirurgia pelo plano???

    1. Olá Juliana, boa tarde

      Iremos encaminhar um e-mail com alguns esclarecimentos pertinentes à sua dúvida!

      Atenciosamente,

      Equipe Bruno Peçanha Advocacia Especializada em Saúde!

  3. Eu tenho essa mesma história que foi contada,e.preciso o mais rápido possível da redução, porém não tenho condições de pagar um advogado. Como posso proceder em relação a isso ?

    1. Olá Maria!

      Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo seu contato. Estamos a disposição para atendê-la e melhor auxiliá-la nesta questão.

      Sendo assim, você pode entrar em contato conosco através do telefone (11)98365-0312, ou através do nosso WhatsApp. Em nossa página da inicial você encontrará o ícone do WhastsApp que irá direcioná-la para uma conversa automaticamente.

      Atenciosamente,
      Equipe Bruno Peçanha Advocacia Especializada em Saúde.

  4. Olá meu nome é Fabiana eu tenho gigantomastia minha mastologista me indicou a cirurgia eu sinto muitas dores na coluna tenho hérnia de disco na lombar, desvio na coluna, sinto queimar minha coluna, meu ombro fica com marcar do sutiã, é muito difícil de encontrar sutiã que se encaixe em mim uso tamanho 50. Pois bem passei a solicitação para o convênio e eles estão dizendo que é estético.

    1. Olá Fabiana,

      Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo seu contato. Estamos a disposição para atendê-la e melhor auxiliá-la nesta questão.

      Nosso time jurídico lhe enviou um e-mail, esclarecendo todas as suas dúvidas.

      Atenciosamente,
      Equipe Bruno Peçanha Advocacia Especializada em Saúde.

  5. Parabéns por essa matéria, em ajudar a quem precisa com informações importantes. Eu tenho a mama gigante, tive atendimento no SUS mas depois da pandemia não tive retorno. Tenho plano de saúde e queria saber melhor por onde eu começo para conseguir pelo plano.

    1. Olá Natália, como vai?

      Para melhor esclarecimento nosso setor jurídico te encaminhou um e-mail com os esclarecimentos e auxílio de seu caso.

      Por gentileza, caso tenha interesse entre em contato e agende uma consulta para que possamos melhor auxiliá-la.

      Atenciosamente,
      Equipe Bruno Peçanha Advocacia Especializada em Saúde.

  6. O seu post me ajudou a buscar ajuda. E quando precisei de um direcionamento o Dr Bruno prontamente me auxiliou. São pessoas como você que fazem a diferença na vida das pessoas. Obrigada!

    1. Olá Gabryella,

      Ficamos honrados e muito agradecidos com o seu comentário.

      Estaremos, desde já, à sua disposição para auxiliá-la no que se fizer necessário.

      Conte conosco,

      Abs,.
      Equipe Equipe Bruno Peçanha Advocacia Especializada em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *