Plano de saúde é condenado por reajuste de 79% em mensalidade de beneficiária idosa

Plano de saúde é condenado por reajuste abusivo!

O judiciário condenou um plano de saúde por reajustar em 79% mensalidade de idosa quando ela completou 70 anos.

De acordo com o entendimento jurídico, ao permitir aumentos descabidos sem anterior previsão contratual, o reajuste aplicado coloca a consumidora em desequilíbrio contratual.

A beneficiária do contrato de plano de saúde, ingressou com uma ação judicial diante o reajuste etário imposto pela operadora, quando fez 70 anos, ressaltando que o aumento foi ilegal e injusto, pois configura discriminação do idoso. Nesse sentido, solicitou a declaração de nulidade da cláusula contratual que determinou o reajuste.

Diante decisão judicial, foi considerado o percentual de reajuste abusivo, aplicado em virtude do ingresso na faixa etária acima dos 70 anos, visto que coloca o consumidor em desequilíbrio contratual ao permitir aumentos descabidos sem anterior previsão contratual. “Os reajustes impugnados são abusivos e nulos de pleno direito“, concluiu.


Recebemos diariamente reclamações dos reajustes aplicados nos contratos com os planos de saúde, em especial, o plano de saúde empresarial.

Nestes casos, a justiça prevê a possibilidade de uma ação judicial questionando os índices aplicados nos contratos: empresariais, coletivos, por adesão. A ação possibilita rever os índices aplicados em seu contrato, e receber de volta aquilo que foi pago a maior nos últimos 3 anos, com correção monetária e atualização pelos índices da justiça.

Caso você ou algum familiar tenha recebido reajustes abusivos do plano de saúde, busque a ajuda de nossos advogados especialistas em direito da saúde para que possamos analisar detalhadamente o seu caso!

Atuação e Serviços | Blog | Liminar contra o plano de saúde Pedido Liminar para reajuste abusivo do Plano de SaúdeConsumidor pode pedir revisão do reajuste aplicado no Plano de Saúde


Nosso escritório tem atuação especializada em Direito da Saúde e Direito Médico. Atuamos em 8 Estados do País, já auxiliamos centenas de consumidores a obterem através da justiça o ressarcimento de valores pagos a maior em reajustes abusivos, possuindo, portanto, vasto conhecimento técnico e prático em ações judiciais contra planos de saúde.


Bruno Peçanha Advocacia Especializada em Saúde | contato@brunopecanha.com.br | (11) 98365-0312

Fonte: Migalhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *