Pedido Liminar para afastamento de carência contratual

Plano de Saúde não pode aplicar carência para atendimento e cirurgia de emergência

Quando o plano de saúde nega a cobertura de atendimento e procedimentos de urgência e emergência sob argumento de carência, essa negativa costuma ser abusiva, nascendo portanto, o direito de o paciente pedir uma liminar contra o plano de saúde na Justiça para que receba o tratamento indicado pelo médico.

A Liminar é uma decisão judicial expedida pelo juiz no início de um processo judicial para os casos em que o paciente precisa de um tratamento de urgência, com comprovação de recusa indevida do atendimento pelo plano de saúde. Justamente por se tratar de uma medida de urgência, costuma ser decidida em pouquíssimas horas.

Em recente caso, o judiciário condenou um plano de saúde que negou uma cirurgia de emergência sob argumento de carência contratual. Porém, o plano negou sob argumento de que o período de carência previsto para internações clínicas e cirúrgicas não é aplicável a casos de urgência e emergência.

Diante a negativa, o paciente ingressou com uma ação judicial com pedido liminar para afastar a carência e realizar o procedimento cirúrgico de urgência.

O judiciário concluiu que apesar de o contrato prever carência de 180 dias para internações clínicas e cirúrgicas, apontou que essa condição não é aplicável a casos de urgência e emergência, conforme definido pela lei que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde (Lei n. 9.656/98).

Com a decisão positiva para o paciente, o plano de saúde foi condenado e deverá cubrir a cirurgia de urgência do beneficiário, com todos os valores referentes ao procedimento cirúrgico, tanto os hospitalares quanto os honorários médicos, no total de R$ 9,7 mil.

Portanto, caso você tenha indicação médica e recebeu a negativa de cobertura do plano de saúde por carência contratual, seja para procedimentos cirúrgicos ou outros, é fundamental que o paciente conte com a ajuda de um escritório de advocacia especializado em Direito da Saúde, pois com a assessoria do profissional a resposta tende a ser mais rápida e efetiva. Clique abaixo e fale com a nossa equipe!


[trustindex no-registration=google]

 



Atuação e Serviços | Blog Liminar contra o plano de saúde | Plano de Saúde é condenado por recusar medicamento fora do rol da ANS | Justiça determina que Plano de Saúde forneça medicamento de alto custo ao considerar abusiva cláusula contratual


Nosso escritório tem atuação especializada em Direito da Saúde e Direito Médico. Atuamos em 8 Estados do País, já auxiliamos centenas de consumidores a obterem através da justiça os seus tratamentos médicos necessários, possuindo, portanto, vasto conhecimento técnico e prático em ações judiciais contra planos de saúde.


Bruno Peçanha Advocacia Especializada em Saúde | contato@brunopecanha.com.br | (11) 98365-0312

Fonte: Economia IG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *